quinta-feira, 7 de abril de 2011

3G. QUAL O MENOS PIOR?

É exatamente isto que está escrito no título. Não é erro de português não...está correto e é a realidade, pois infelizmente a tecnologia 3G no Brasil deixa muuuito a desejar. Testei  quase todos os 3G do mercado e os resultados estão anos-luz distantes do sonho do consumidor. Assim, se você não é autônomo nem viaja muito, eu recomendo passar longe dos 3G. Em todo caso, segue abaixo o meu ponto de vista e experiência com cada operadora.


TIM
Já vou excluir logo de cara o 3G da Tim. Foi o único que não testei devido os próprios vendedores de locais e cidades diferentes dizerem que o 3G da Tim não presta. Se o próprio vendedor diz que não presta, o que é raríssimo atualmente, só posso assinar embaixo. Para a Tim não ficar magoada comigo, vou dizer que acho ótimo o serviço de celular desta operadora, bem como seu atendimento e pacotes.


CLARO
O maior problema da Claro é a instabilidade da conexão, a qual, auxiliada pela Teoria do Caos, ocorre exatamente quando você está terminando um download ou pegando o "Chefão" no jogo on-line. Após muitos problemas deste tipo, resolvi reclamar e, depois de muita enrolação, a "engenharia" da Claro concluiu que a minha área era desfavorecida para usar o seu 3G. Detalhe importante: Ao pesquisar sites de reclamações de consumidores constatei na época que essa resposta era dada para maioria dos clientes. Ora, se tinha instabilidade porque isto não foi visto antes de venderem o aparelho a todos estes consumidores? O que vejo de positivo nesta operadora é que, apesar da instabilidade, a velocidade é excelente.


OI
A Oi tem o pacote mais vantajoso se levarmos em conta a relação custo-benefício, todavia, a instabilidade da conexão se fez tão presente quanto no 3G da Claro, talvez até um pouco mais. Por outro lado, realmente pode ter sido um problema de área no meu caso, porque já conversei com muitas pessoas que estão contentes com os serviços de internet desta empresa. A enorme diferença entre uma operadora e a outra, você percebe quando quer sair da Oi. Não gostou do serviço e quer ir para outros braços, ela realmente cumpre tudo aquilo que fala nas propagandas e facilita a tua saída, não causando stress ou mágoa. Se um dia a Oi anunciar que melhorou a conexão de seu 3G, eu acredito e vou correndo comprar.

VIVO
A Vivo já assusta quando você pensa que agora ela e Telefônica andam juntas. Eu tive dois problemas sérios com esta operadora. O primeiro foi quando quis sair dela pela primeira vez devido falhas de conexão constantes e o atendente disse que eu teria de pagar multa e devolver o aparelho que tinha pego em uma promoção. Prestem bem atenção: Isto não existe. Se você está saindo de uma operadora porque o serviço é ruim e diferente do que lhe foi ofertado você não tem que pagar multa nenhuma e nem devolver algo que lhe foi vendido em promoção. Bom, eu já sabia disto, mas a Vivo parecia não saber...a Anatel explicou direitinho para ela. O segundo problema foi quando retornei para a operadora e percebi que a Vivo acusava que eu tinha chegado no limite de meus downloads quando eu tinha certeza que estava usando apenas metade do pacote ainda. Na verdade este problema melhorou a imagem da Vivo para mim, porque fui muito bem atendido e o problema foi acompanhado e resolvido por uma equipe absurdamente competente. Cumpre-me lembrar que esta  empresa tem os pacotes mais salgados do mercado.
TODAS AS OPERADORAS

O maior problema de todas as operadoras é o atendimento eletrônico. Caso você fique na linha por mais de um minuto aguardando para ser atendido, a empresa já não está cumprindo o que manda a lei. Eu uso por regra esperar por cinco minutos e, caso não sou atendido mesmo esperando todo este tempo, já ligo para a Anatel e denuncio. É sempre importante anotar o número de protocolo quando ligar, pois a Anatel, entre outros dados, também vai solicitar isto ao reclamante. Outro grande problema que constatei, desta vez nas lojas, é o  contrato, pois este é algo estranho e desleixado, principalmente o da Vivo que, para quem tem pelo menos noção de leis, já percebe que aquilo não tem valor legal nenhum para ambas as partes. Sinceramente não entendo como as autoridades não fiscalizam e corrigem isto  (não me venham falar que é por ser Brasil porque temos leis rigorosas de proteção ao consumidor. Além disto, a Anatel tem a mão pesada e funciona muitissimo bem. Por último, é muito feio desmerecer o próprio país!!!). Geralmente as operadoras têm cinco dias úteis para resolver o problema a partir da data que este foi relatado para a Anatel e a impressão que tenho é que a Anatel é a serial killer das empresas de telefonia uma vez que geralmente as operadoras te retornam no máximo dois dias após a queixa.
CONCLUSÃO

Como já disse no início, a tecnologia 3G no Brasil ainda é precária, mas se você mesmo assim insistir ou necessitar de tal serviço, recomendo a Vivo ou a Oi pelos motivos acima expostos. Boa sorte e muita paciência...você vai precisar!