quinta-feira, 30 de junho de 2011

POSSESSIVIDADE

Hoje vou cumprir o que prometi faz tempo para alguns amigos e escrever sobre a possessividade ou posse. Há algum tempo tenho visto ótimos romances e excelentes amizades serem destruídas porque uma das partes teve descontrole emocional e partiu para cima da outra como se esta fosse uma bóia e o mundo estivesse se acabando em Tsunamis. Desta forma, vou falar sobre a posse, os seus perigos,  e sobre como tentar lidar com ela.

SOCORRO! ESTÃO QUERENDO ME ENGOLIR!!!



Bom, eu mesmo já tive muitos problemas com a posse e terminei ótimos namoros por este motivo, afinal, como dizem, aquariano detesta ser controlado. Na amizade também rola este tipo de comportamento, mas é mais fácil das coisas se resolverem porque felizmente, ou infelizmente, na amizade rola mais diálogo do que nos romances, principalmente nestes tipos de situação. Quanto a mim, também já vacilei querendo possuir porque, graças a Deus, descobri que sou humano, ou quase, e que também tenho emoções.


Vamos primeiro falar de quem está possessivo/a. Bom, a primeira coisa que devemos perceber é: quem está possessivo, está desta forma porque gosta de nós, absurdamente por sinal, e está com as suas emoções descontroladas. Muitas vezes a primeira coisa que se faz é o afastamento, aos poucos ou totalmente, afinal é muito chato ser controlado ou se sentir o centro do Universo de alguém, principalmente no mundo moderno, onde liberdade é a palavra mais importante na vida de todos. Pensamos coisas do tipo: "Estou namorando a Belatriz Lestrange?", "Meu amigo é o Dexter Morgan"? Claro que não... acho!!! Oo

O problema maior é que ao tomarmos esta medida de afastamento corre-se o risco de quem já estava com o emocional desequilibrado reincidir nos erros e, muitas vezes, sair dos eixos totalmente porque não percebeu que o motivo da repulsa é o seu desequilíbrio... ora, dificilmente quem está com alteração emocional percebe isto logo de cara. Assim ,sem nos darmos conta, contribuímos para este círculo vicioso  (mais afastamento - mais desequilíbrio).

Dái que a primeira coisa que recomendo é: Nada de indiretas, toques malcriados, descasos ou coisas do tipo para ver se a pessoa percebe o que acontecendo, pois isto só vai piorar a situação. Seja franco e diga exatamente o motivo do teu descontentamento, de uma forma clara e polida. Eu já errei muito nesta parte porque após o terceiro alerta enfiava o dedo na cara e falava um monte...vomitava tudo e mais um pouco.

Que feio Sr. Márcio! Foi mesmo, mas estou neste mundo para aprender como todo mundo está. Agora olha um exemplo elegante e bacana aqui: "A nossa conversa não está tendo o mesmo brilho (pelo menos me parece) do que antes." (adaptado para o texto). E os motivos desta sensação foram explicados. Lógico que eu na minha humildade que me é peculiar (oO) vou ter de dizer que jamais iria conseguir falar algo de forma tão bonita....um dia da minha vida eu ouvi isto, eu mereci ouvir isto porque estava sendo tosco e fosco, e merecia ouvir muito mais. Ponto para quem disse.

Verificar o passado da pessoa também ajuda. Os namoros anteriores terminaram devido a isto? Os amigos anteriores sumiram sem dar explicação? Em algumas situações também ocorre de fatores externos terem causado o desequilíbrio. Quem está alterado teve algum motivo sério para estar assim? Viveu alguma situação de extrema emoção recentemente? Você dava a maior atenção e por outros motivos se afastou abruptamente sem deixar bilhete? Tendo estes elementos na mão fica mais fácil entender um pouco o outro lado.

 Próximo passo. Você deu o aviso e a obsessão continuou? Bom, dái vai do que tu constatou e da importância que a pessoa tem para ti, bem como do tamanho do desequilíbrio dela. Ela realmente fez coisas absurdas e incoerentes ou apenas te pressionou em um momento inoportuno? Eu vivi situações em que depois do terceiro toque me afastei explicando o motivo do meu desinteresse, outras em que dei vários toques porque valia muito a pena dá-los, e também vivi uma situação peculiar em que fiquei mais de um ano avisando de todas as formas que a possessividade era errada e fiz isto porque estava amando, mas como mesmo depois de todo este período nada foi aprendido, o meu amor acabou e caí fora. Eu  não recomendo esta última situação para ninguém porque os envolvidos sofrem igualmente e nada se ganha, além disto o perigo de todo mundo ficar desequilibrado é fato. Avisou por um tempo e não deu certo? Cartão vermelho e segue em frente.

SOCORRO!!! EU ESTOU QUERENDO ENGOLIR ALGUÉM!!!




Bom, se você já percebeu isto, ponto enorme para ti! Nada melhor do que perceber que está errando. O ideal é tentar o diálogo e se desculpar pelos excessos. Caso o estrago seja grande o remédio é mais amargo, uma grande dose de afastamento, se possível permanente. O outro lado tá precisando respirar e, mesmo que você se enfeite o máximo, mesmo que você seja o máximo, mesmo que todo mundo queira o teu amor  máximo e a tua amizade  máxima, ele só vai te enxergar cinza e fosco e não vai querer nada que venha de você.


Vá viver tua vida, vá viver outras emoções, vá procurar a tua turma, vá ser feliz porque no momento você não está. Se o estrago não foi tão grande como tu pensava, a outra parte vai te procurar. Se você for importante para ela e não errar mais, ela vai te dar o desconto que tu merece, talvez dê até um desconto que tu não merece. Veja bem, eu disse "se você for importante para ELA", pois importante você é, principalmente para ti mesmo e para outras pessoas, basta encontrá-las e valorizá-las. Caso teu romance ou teu amigo não te procure mais, ou o estrago foi grande ou a pessoa não te merecia, dái é bom que você reflita muito sobre o assunto e que isto te sirva de aprendizado.


Outro ponto importante a dizer sobre o assunto é que, se isto for uma rotina na tua vida, se você costuma perder muitos amigos e romances por este motivo, o ideal seria tu procurar ajuda psicológica imediatamente.

SOCORRO!!! NÓS QUEREMOS NOS ENGOLIR!!!





Perfeito!!! Não entendi qual é o problema! Se for romance, engulam-se! Se for amizade, aumentem a galera e mochila nas costas!!! XDDDDD

Texto digitado por Márcio (Ninja Lokkko)