quinta-feira, 1 de setembro de 2011

15 MANEIRAS DE FAZER CARIDADE GASTANDO QUASE NADA

Ás vezes reclamamos que gostaríamos de fazer mais caridade, mas estamos sem dinheiro; queríamos doar mais, porém não temos condições. Entretanto, se formos verificar no dicionário a palavra caridade encontraremos, entre outros, os seguintes significados: favor, benefício, amor ao próximo. Abaixo, 15 maneiras de fazer caridade gastando quase nada:

01)  Quando estamos com uma compra grande na padaria, no supermercado, ou em qualquer outro comércio, não custa nada deixar alguém que está só carregando um item ou dois passar  na nossa frente;

02) Comprar de vez em quando chocolates, gomas ou balas de vendedores de rua, principalmente de crianças, é muito legal. Estas são pessoas fazendo de tudo para vencer na vida, mesmo que as condições sejam totalmente contrárias;

03) Portadores de habilidades especiais e idosos são em geral pessoas extremamente comunicativas e de vez em quando precisam de uma mãozinha;

04) Dica quente para quem está no veículo: pedestres curtem demais uma gentileza no trânsito e, se for o teu dia de sorte, pode até acabar rolando uma paquera; 

05) Ser cordial com atendentes não é nem questão de caridade, é de educação, todavia, se tu não tiver esta, pense estar fazendo aquela e seja polido(a).

06) A velha história da caridade começar em casa. Não chegar batendo a porta porque teve um péssimo dia de trabalho é um ótimo começo. Beijar e abraçar todo mundo é o paraíso.

07) Está sabendo que um amigo ou conhecido está passando por um problema? Uma ligação cordial, umas palavras de ânimo, um e-mail, um convite para um chopp, um cartão, um abraço... tudo vale para amenizar a dor do próximo, mesmo que este não seja tão próximo assim.

08) Sempre tem um colega de classe ou no serviço que é deixado de lado por ser diferente. Desestimular bullying ou qualquer tipo de exclusão é obrigatório.

09) Cuidar de todo animal que encontramos abandonado é impossível, mas de vez em quando dar uma água, um pouco de comida ou mesmo carinho não vai matar ninguém, não é mesmo?

10) Ficar atento para as campanhas beneficentes. Esvaziar guarda-roupas e  depósitos faz fluir energia e a alegria de muita gente.

Quer se comprometer um pouco mais??? Então vamos lá:

11) Ser voluntário fixo ou avulso de instituições de caridade;

12) Visitar asilos e creches. Levar bolos, lanches, bolachas ou outros comestíveis faz parte;

13) Fantasiar-se para alegrar a criançada no Dia das Crianças ou Natal;

14) Juntar doações de amigos, encher o carro, e distribuir em bairros carentes;

E, é óbvio, não poderia faltar a clássica.

15) Ajudar alguém a atravessar a rua. Se a pessoa for idosa, tu terá o benefício de recordar do teu vovô ou vovó.

Texto de Márcio Carmona